Acredito que essa questão de ter um jardinzinho ou uma pequena horta em casa já deixou aflita a maioria da comunidade pagã que vive em grandes cidades. Assim, elaborei este texto indicando ervas básicas para se ter em ambientes pequenos e também algumas dicas que podem ser úteis.
![Horta na varanda do apartamento As bancadas de cultivo organizam os vasinhos e cabem até na varanda](http://bruxaria.net/wp-content/themes/atahualpa.3.2/atahualpa/images/posts/horta-varanda.jpg)
As bancadas de cultivo organizam os vasinhos e cabem até na varanda
As hortas podem ser feitas em qualquer lugar, de pequenos vasos a grandes canteiros.
Grandes espaços (hortas de sítios, jardins): abobrinha, alecrim, berinjela, boldo, brócolis, chicória, couve, couve-flor, ervilha-torta, espinafre, melissa, milho, pimenta, quiabo, repolho, salsão, sálvia, tomate e vagem.
Pequenos espaços (varandas de apartamento, quintais de casa): agrião, alface, almeirão, beterraba, capim-limão, cebolinha, cenoura, coentro, endro, estragão, hortelã, manjericão, manjerona, orégano, rabanete, rúcula, salsinha e tomilho.
Ervas básicas que podem ser plantadas em pequenos vasinhos:
Dicas importantes:
- As hortaliças precisam receber, no mínimo, cinco horas de luz solar por dia. Por isso, o ideal é instalar a horta na varanda ou junto à janela. Prefira locais que recebem sol pela manhã.
- Onde plantar? Em qualquer vasilhame, de jardineiras a jarros (com volume mínimo de 1 litro) até canos de PVC (de 30 cm de diâmetro) cortados ao meio. Dá para usar também garrafas PET de 2 litros (cortadas acima da metade) ou carrinhos de mão. É preciso sempre furar embaixo para a drenagem da água.
- Em apartamentos, opte por hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão e couve-folha, ou até frutas de pequeno porte, como tomate-cereja e morango. Vegetais de raízes longas, como cenoura, rabanete e mandioquinha, não se adaptam bem a solos pouco profundos.
- No início, regue três vezes por dia até que a semente germine ou a muda pegue. Depois, basta uma rega diária, de preferência pela manhã. Retire plantas invasoras e proteja a horta de insetos, principalmente borboletas. Seus ovos viram larvas, que se alimentam das plantas.
- Procure manter o vaso sempre levemente úmido, sem nunca encharcar, já que isso poderia matar a planta e causar doenças na mesma. Molhar uma vez por dia normalmente já é o suficiente.
- As pequenas plantas não duram pra sempre, uma hora começarão a exibir um mau aspecto. Quando isso ocorrer, você deverá replantar as mudas, utilizando o mesmo procedimento anterior, devendo-se trocar a terra do vaso.
0 Comments:
Post a Comment